Profa. Ms. Mariane Altomare

• Atua há mais de 20 anos com ci­rur­gias plás­ti­cas e te­ra­pia ma­nual em fi­bro­ses e ade­rên­cias.

• Formada em fi­si­o­te­ra­pia em 2000, dedica-se desde en­tão a de­sen­vol­ver e apri­mo­rar re­cur­sos te­ra­pêu­ti­cos ma­nu­ais efe­ti­vos para o tra­ta­mento das fi­bro­ses.

• Mestre em Biologia Humana e Experimental pela UERJ – Laboratório de Reparo Tecidual, apren­deu as­pec­tos im­por­tan­tes para o tra­ta­mento efe­tivo das fi­bro­ses.
Aplicando seus es­tu­dos na prá­tica clí­nica, ide­a­li­zou um con­ceito de tra­ta­mento ba­se­ado na fi­si­o­lo­gia dos te­ci­dos ci­ca­tri­ci­ais, res­pei­tando os prin­cí­pios da me­ca­no­bi­o­lo­gia e da neu­ro­fi­si­o­lo­gia des­tes te­ci­dos. O tra­ba­lho é vol­tado para a de­vo­lu­ção da fun­ci­o­na­li­dade dos te­ci­dos e por isso se de­no­mina: LTF – Liberação Tecidual Funcional.

• É Membro da ABRAFITO, da ABRAFIDEF e da Fascia Research Society e tem for­ma­ção em di­ver­sas téc­ni­cas manuais/manipulativas (Mulligan, Maitland, Mobilização Neural, Trilhos anatô­mi­cos, ma­ni­pu­la­ção ver­te­bral, Dermoneuromodulação) e ainda par­ti­ci­pou de cur­sos na­ci­o­nais e in­ter­na­ci­o­nais so­bre neu­ro­ci­ên­cia da dor.

• Utiliza to­dos es­tes con­cei­tos apli­ca­dos (e adap­ta­dos) es­pe­ci­al­mente em pa­ci­en­tes sub­me­ti­dos às ci­rur­gias plás­ti­cas e nos que apre­sen­tam dis­fun­ções de­cor­ren­tes da pre­sença de ci­ca­tri­zes, fi­bro­ses e ade­rên­cias tanto no aten­di­mento em con­sul­tó­rio par­ti­cu­lar, como nos cur­sos que mi­nis­tra, onde tem enorme pra­zer em com­par­ti­lhar sua vasta ex­pe­ri­ên­cia clí­nica, in­clu­sive para re­so­lu­ção de com­pli­ca­ções cau­sa­das por tra­ta­men­tos in­de­vi­dos.

• Palestrante na­ci­o­nal e in­ter­na­ci­o­nal, já apre­sen­tou seu tra­ba­lho no Chile, Argentina, Washington DC, Atenas e em di­ver­sas ci­da­des no Brasil e ainda por 3 anos se­gui­dos em um dos mais re­no­ma­dos con­gres­sos de ci­rur­gia plás­tica do mundo, a Jornada Carioca de Cirurgia Plástica da SBCP-RJ.

• Atualmente mi­nis­tra cur­sos de for­ma­ção pelo Brasil e Argentina, atua em con­sul­tó­rio par­ti­cu­lar, faz con­sul­to­ria para clí­ni­cas de fi­si­o­te­ra­pia e Cirurgia Plástica e é pro­fes­sora e fi­si­o­te­ra­peuta res­pon­sá­vel no Serviço de Cirurgia Plástica da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro, fun­dado pelo prof. Ivo Pitanguy.

curriculo-lattes-mariane-altomare Dra Mariane Altomare