Fisioterapia Manual

Ofi­si­o­te­ra­peuta ma­nual é o pro­fis­si­o­nal da saúde que re­co­nhece que o mo­vi­mento fun­ci­o­nal do corpo hu­mano é pré‐requisito chave para a saúde. Este pro­fis­si­o­nal pro­move pre­ven­ção, res­tau­ra­ção, di­ag­nos­tico, tratamento/reabilitação e/ou ma­nu­ten­ção da ha­bi­li­dade fun­ci­o­nal de mo­vi­mento para a ob­ten­ção de um me­ta­bo­lismo nor­mal.

O mo­vi­mento fun­ci­o­nal do corpo é fre­quen­te­mente ame­a­çado por le­sões, do­en­ças, en­ve­lhe­ci­mento e al­te­ra­ções pos­tu­rais.

A te­ra­pia ma­nual ou ma­ni­pu­la­tiva sig­ni­fica a uti­li­za­ção de uma força me­câ­nica ma­nual es­tra­te­gi­ca­mente di­re­ci­o­nada a al­guma parte do corpo para di­ag­nós­tico e/ou tra­ta­mento de di­ver­sos sin­to­mas, que po­dem in­cluir in­fla­ma­ção nos te­ci­dos, res­tri­ções de mo­vi­mento, al­te­ra­ções de co­or­de­na­ção mi­o­ar­ti­cu­lar, dor, stress e an­si­e­dade.

A te­ra­pia ma­nual tem por ob­je­tivo prin­ci­pal re­or­ga­ni­zar as es­tru­tu­ras dos nos­sos te­ci­dos, de­vol­vendo sua fun­ci­o­na­li­dade e fa­vo­re­cendo o me­ta­bo­lismo nor­mal para me­lho­rar a fun­ção e a es­tru­tura de cé­lu­las da­ni­fi­ca­das atra­vés da re­cu­pe­ra­ção do te­cido da­ni­fi­cado e re­du­ção da dor.